Módelos de análise de métodos – Aula de 11 de março

[Texto base: Rhadyja   Pitacos em azul: Prof.]

Capítulo 2: The nature of approaches and methods in language teaching.

Este capítulo esclarece a relação entre “approach” e “method” e apresenta um modelo de análise e comparação de métodos.

Em 1963, Edward Anthony propõe um modelo com três níveis de organização, num modelo que é vertical:

Modelo Edwards (1961)

  • Approach – nível em que as suposições e as crenças sobre a língua e seu ensino são especificadas;
  • Method – nível em que as escolhas são feitas – organização das técnicas. Exemplo: habilidades a serem desenvolvidas, conteúdos que serão apresentados.
  • Technique – nível em que os procedimentos em sala de aula são descritos;

Estudamos também o modelo apresentado por Richards & Rodger,s como segue:

METHOD = APPROACH + DESIGN + PROCEDURE

Comparando os dois modelos acima, temos:

Modelos de análise de métodos

De acordo com modelo de Richards & Rodgers, os três níveis são classificados como:

  • Approachteoria pressupostos téoricos relacionados ao de aprendizado da língua;
  • Method Design – objetivos gerais e específicos do método; a maneira por meio de que os pressupostos são postos em prática na sala de aula.
  • Technique Procedure – técnicas de sala de aula, práticas e comportamentos observados quando o método é usado;

Para Richards & Rodgers, o conjunto inseparável da approach, do desing e dos procedures é chamado de Método. É nessa deifinição que se compreende a utilização de rótulos como Grammar-Translation Method e Direct Method.

1) Quando avaliamos um método, ao se perguntar sobre a Approach, temos de nós perguntar sobre que teoria de língua lhe embasa e sobre que teoria de aprendizado lhe fornece os elementos para a execução das práticas de sala de aula.

Abordamos também as As teorias da língua que podem ser classificadas em como tendo:

  • Visão estrutural – a língua é estudada estruturalmente;
  • Visão funcional –  a língua como meio de expressão;
  • Visão interacional – a língua como meio de relações interpessoais;

Na teoria de aprendizagem, os processos podem ser de duas formas:

Estudamos o “Process-oriented”, no qual o aprendizado depende de características internas do aluno; e o “Condition-oriented”, em que o aprendizado do aluno depende das condições externas.

2) Quanto ao DESIGN, as perguntas que devem ser feitas ao método são as que dizem respeito:

a) Aos objetivos;
b) Ao syllabus, como o conteúdo é selecionado e organizado;
c) Aos tipos de atividades de ensino-aprendizagem;
d) Aos papéis do professor e do aluno;
e) Ao papel do material didático.

3) Quanto aos PROCEDURES, devemos tentar compreender que tipos de atividades operam no nível de sala de aula.

O modelo de Richards & Rodgers pode ser resumido assim:

Modelo de Richards & Rodgers

Ressaltamos que o modelo que teremos como base de estudo será o de Richard & Rodgers.

Almas presentes em  preto, ausentes em cinza, dodói em rosa: Adrienne, Ana Luiza, Ana Patricia, Andrea, Anne, Bernardo, Bruna, Edison, Fabrini, Gisele, Iana, Igor, Izabela, Jonatas, Joyce, Julianna, Ketuly, Laila, Livia, Lucia, Milton, Priscila,  Rhadyja, Shanay, Stefanie, Suelem.

~ por Sérgio Freire em março 14, 2009.

7 Respostas to “Módelos de análise de métodos – Aula de 11 de março”

  1. Otimo resumo! Parabens Rhadyja!!!!
    Quantos a relação de almas, a minha estava presente!!!!
    hahaha

  2. ;D O resumo está muito bom! o/
    Tinha que ser a Radyja xD..

    ;*

    ps: quanto às almas presentes, posso dizer que eu estava “vistualmente” presente.

  3. Eita… com tantos pitacos em azul, estou com medo agora de postar o resumo quando for a minha vez…
    Eu, hein!
    =P

  4. resumo copiado já!
    Thanks Rhadyja..(e prof pelas partes em azul)
    ps: eu era alma presente

  5. eu também tava presente🙂

  6. Resumo legal, bem conformado à aula. Gostei =)
    No que depender de mim o resumo coletivo também vai ser legal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: