Módelos de análise de métodos – Aula de 11 de março
[Texto base: Rhadyja Pitacos em azul: Prof.]
Capítulo 2: The nature of approaches and methods in language teaching.
Este capítulo esclarece a relação entre “approach” e “method” e apresenta um modelo de análise e comparação de métodos.
Em 1963, Edward Anthony propõe um modelo com três níveis de organização, num modelo que é vertical:
- Approach – nível em que as suposições e as crenças sobre a língua e seu ensino são especificadas;
- Method – nível em que as escolhas são feitas – organização das técnicas. Exemplo: habilidades a serem desenvolvidas, conteúdos que serão apresentados.
- Technique – nível em que os procedimentos em sala de aula são descritos;
Estudamos também o modelo apresentado por Richards & Rodger,s como segue:
METHOD = APPROACH + DESIGN + PROCEDURE
Comparando os dois modelos acima, temos:
De acordo com modelo de Richards & Rodgers, os três níveis são classificados como:
- Approach – teoria pressupostos téoricos relacionados ao de aprendizado da língua;
- Method Design – objetivos gerais e específicos do método; a maneira por meio de que os pressupostos são postos em prática na sala de aula.
- Technique Procedure – técnicas de sala de aula, práticas e comportamentos observados quando o método é usado;
Para Richards & Rodgers, o conjunto inseparável da approach, do desing e dos procedures é chamado de Método. É nessa deifinição que se compreende a utilização de rótulos como Grammar-Translation Method e Direct Method.
1) Quando avaliamos um método, ao se perguntar sobre a Approach, temos de nós perguntar sobre que teoria de língua lhe embasa e sobre que teoria de aprendizado lhe fornece os elementos para a execução das práticas de sala de aula.
Abordamos também as As teorias da língua que podem ser classificadas em como tendo:
- Visão estrutural – a língua é estudada estruturalmente;
- Visão funcional – a língua como meio de expressão;
- Visão interacional – a língua como meio de relações interpessoais;
Na teoria de aprendizagem, os processos podem ser de duas formas:
Estudamos o “Process-oriented”, no qual o aprendizado depende de características internas do aluno; e o “Condition-oriented”, em que o aprendizado do aluno depende das condições externas.
2) Quanto ao DESIGN, as perguntas que devem ser feitas ao método são as que dizem respeito:
a) Aos objetivos;
b) Ao syllabus, como o conteúdo é selecionado e organizado;c) Aos tipos de atividades de ensino-aprendizagem;
d) Aos papéis do professor e do aluno;
e) Ao papel do material didático.
3) Quanto aos PROCEDURES, devemos tentar compreender que tipos de atividades operam no nível de sala de aula.
O modelo de Richards & Rodgers pode ser resumido assim:
Ressaltamos que o modelo que teremos como base de estudo será o de Richard & Rodgers.
Almas presentes em preto, ausentes em cinza, dodói em rosa: Adrienne, Ana Luiza, Ana Patricia, Andrea, Anne, Bernardo, Bruna, Edison, Fabrini, Gisele, Iana, Igor, Izabela, Jonatas, Joyce, Julianna, Ketuly, Laila, Livia, Lucia, Milton, Priscila, Rhadyja, Shanay, Stefanie, Suelem.
Otimo resumo! Parabens Rhadyja!!!!
Quantos a relação de almas, a minha estava presente!!!!
hahaha
;D O resumo está muito bom! o/
Tinha que ser a Radyja xD..
;*
ps: quanto às almas presentes, posso dizer que eu estava “vistualmente” presente.
Eita… com tantos pitacos em azul, estou com medo agora de postar o resumo quando for a minha vez…
Eu, hein!
=P
No seu, o pitaco vai em rosa.
resumo copiado já!
Thanks Rhadyja..(e prof pelas partes em azul)
ps: eu era alma presente
eu também tava presente 🙂
Resumo legal, bem conformado à aula. Gostei =)
No que depender de mim o resumo coletivo também vai ser legal.