Community Language Learning (CLL)

COMMUNITY LANGUAGE LEARNING [Posted by Lucia]

Approach

Esta é uma metodologia baseada nos estudos de Charles Curran, que foi inspirado pelo psicólogo Carl Roger, pioneiro no desenvolvimento da chamada Psicologia Humana.
Seus estudos foram baseados na relação simbiótica entre o professor, chamado por ele como o conhecedor do assunto (knower) e o aluno (client). Os alunos são vistos como um grupo que necessita de uma certa terapia ou aconselhamento para o aprendizado de uma Língua Estrangeira. O aluno é o foco da questão e para que a aprendizagem ocorra é necessário primeiramente que os membros interajam em uma relação interpessoal na qual alunos e professor participam juntos, em um contexto em que se valoriza a auto-estima de cada indivíduo do grupo.

Design

Objetivos – Exercitar a língua.

Para esta aprendizagem ocorrer é necessário que haja uma interação interpessoal, na qual os alunos e professores participam juntos. Cabe ao professor proporcionar um ambiente interessante e amigável no qual o aluno se sinta seguro para que ocorra a aquisição da língua.
Com isto a ansiedade causada pelo contexto educacional é diminuída através da comunidade de apoio. A presença do professor não é vista como uma ameaça, nem seu propósito é impor limites e barreiras, mas tem como objetivo ser conselheiro e centralizar sua atenção nos alunos e em suas necessidades.
Esta metodologia segundo Brown (op.cit.:119), consiste em os alunos sentados em um círculo com o conselheiro (professor) do lado de fora do circulo, os aprendizes primeiro estabelecem uma relação de confiança interpessoal na Língua Mãe. Quando um dos alunos deseja dizer algo ao grupo ou a uma pessoa, ele o faz na Língua Mãe e o conselheiro lhe traduz o enunciado na Língua Estrangeira. O aluno, então, repete a frase traduzida, com a melhor precisão possível. Um outro aluno responde e novamente o enunciado é traduzido pelo professor, sendo que esse aluno deve repetí-lo. Se possível, pode-se gravar a conversação para se ouvir mais tarde, e o conselheiro pode fornecer alguma explicação de certas regras ou itens lingüísticos.

Syllabus – Emerge da interação entre os aprendizes.

Learner roles

O pré-requisito para que o método funcione é que todos os alunos devem estar  dispostos a aceitar as condições e questionamentos feitos no grupo.

Teacher roles

A sua importância deve-se ao fato que ele é que vai provocar, aconselhar, diminuir as diferenças, gerenciar e dirimir as diferenças, podendo fornecer alguma explicação de certas regras ou itens lingüísticos.

Roles of instruction materials

Apenas o material humano, não tem livro.

Procedures

Alguns procedimentos metodológicos auxiliam na aprendizagem dos alunos como quando ele são questionados, instigados, com a inclusão de traços de oralidade e carga informativa. Porém é com o aspecto afetivo é que pode ser vista como uma variável importante no qual o professor deve se mostrar sensibilizado nos interesses dos alunos, encorajando a participação e aceitando sugestões. Há três variáveis que influencia na aquisição da linguagem: a auto-estima, a motivação e o nível de ansiedade. O aluno que está com a auto-estima sente-se mais capaz de aprender, a motivação o deixa mais concentrado nas explicações e a ansiedade tende a focalizar mais na forma do que na comunicação.

Conclusion

Dentre as vantagens os aspectos afetivos contribuem para que que o aluno supere alguns dos fatores que podem ameaçá-lo na  aprendizagem de  uma Língua Estrangeira e dentre os problemas é que o professor pode ficar sem muita direção ou seja não estar preparado para certas discussões, pois o sucesso depende da destreza do mesmo.

Almas presentes em  preto, ausentes em cinza: Adrienne, Ana Luiza, Ana Patricia, Andrea, Anne, Bernardo, Bruna, Edison, Fabrini, Gisele, Iana, Igor, Izabela, Jonatas, Joyce, Julianna, Ketuly, Laila, Livia, Lucia, Milton, Priscila,  Rhadyja, Shanay, Stefanie, Suelem.

~ por Sérgio Freire em abril 9, 2009.

3 Respostas to “Community Language Learning (CLL)”

  1. Ok…
    Estamos aguardando…
    =)

  2. ainda aguardandooo

  3. Adorei o texto! Me ajudou muito a desenvolver uma tabela com diversos métodos.

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