Multiple Intelligences (13/05)

Inteligências Múltiplas

[posted by Anne Paiva]

Oi, criançada! Eu vou fazer o nosso resuminho a respeito da teoria das inteligências múltiplas. Antes de tudo, é importante lembrar que, na história das metodologias de ensino, algumas teorias foram formadas já direcionadas para o ensino de línguas, enquanto outras foram criadas para facilitar o ensino em geral. O segundo exemplo é o caso da teoria das Inteligências Múltiplas, criada por um psicólogo de Harvard chamado Howard Gardner.

Esta teoria caracteriza a inteligência humana como tendo múltiplas dimensões, que devem ser desenvolvidas na educação. Todos os humanos têm uma combinação especial e única de inteligências, com algumas sendo mais desenvolvidas que outras (por fatores genéticos ou ambientais). Estas inteligências, que Gardner chama de ‘g-factor’, são desenvolvidas em lingüística (habilidade c/ línguas), lógica (habilidade com matemática), espacial (habilidade c/ direções), musical (habilidade c/ música), sinestésica (sensibilidade aos estímulos), interpessoal (habilidade c/ pessoas), intrapessoal (conhece-te a ti mesmo) e naturalista (ama os animais). Hoje em dia também se fala de uma nova inteligência: a emocional.

A escola e o professor devem identificar a inteligência mais importante em cada aluno para melhorar o processo de aprendizagem.

APPROACH

-Teoria da linguagem: A linguagem não é vista como limitada à linguística, mas como um utensílio para todos os aspectos da comunicação. Também é importante dizer que nenhuma pessoa tem só uma inteligência. Todos nós somos uma junção de todas as inteligências, cada uma com seu nível. Esta teoria é recente e, por isso, faltam elementos básicos para o ensino de línguas.

-Teoria da aprendizagem: O aprendizado da linguagem é ligado, mas não limitado, à inteligência lingüística. A inteligência (‘g factor’, nas palavras de Gardner), dá a habilidade de lidar com a complexidade cognitiva. A aprendizagem é mais efetiva se ativa a inteligência em que o aluno é melhor. Inteligente, para Gardner, é quem consegue superar suas dificuldades em relação aos ‘g-factors’ que tem em menor nível e às complexidades do dia-a-dia.

DESIGN

-Objetivo: Embora não tenha objetivos específicos no ensino de línguas, o aluno deve ter o conhecimento das suas limitações e habilidades.

-Syllabus: Sem syllabus específicos. (Pode trabalhar um conteúdo normal)

-Activity types: Existem atividades direcionadas para cada tipo de inteligência: Linguística (speeches, story telling…), Lógica (logical problems, puzzles…), Espacial (charts, diagrams, drawings…), Sinestésica (mime, creative movements, role plays…), Musical (music, singing…), Interpessoal (conversations, debates…), Intrapessoal (personal journal keeping, self-teaching, options for homeworks…). Como não existem salas com alunos com só um tipo de inteligência, o certo é fazer de tudo um pouco, para treinar todas as habilidades.

-Learner roles: Os estudantes devem ver a si mesmos envolvidos num processo de desenvolvimento da personalidade.

-Teacher roles: Os professores não devem ser SÓ professores de línguas, mas também contribuintes para o desenvolvimento das inteligências dos alunos.

-The role of instructional materials: Os materiais devem ser baseados na inteligência em foco.

PROCEDURE: Segue uma sequência básica: Acordar a inteligência, amplificar a inteligência, Ensinar com ajuda da inteligência e transferir a inteligência.

Então, crianças, qual é a conclusão que tiramos? A teoria das Inteligências Múltiplas vem se tornando muito popular, principalmente porque leva em conta os diferentes alunos e tenta trabalhar com todos eles. Ela é uma teoria geral de aprendizagem e deve ser trabalhada não importando a metodologia usada.

Aqui o link para o PowerPoint que usamos.

Almas presentes em  preto, ausentes em cinza: Adrienne, Ana Luiza, Ana Patricia, Andrea, Anne, Bernardo, Bruna, Edison, Fabrini, Gisele, Iana, Igor, Izabela, Jonatas, Joyce, Julianna, Ketuly, Laila, Livia, Lucia, Milton, PriscilaRhadyja, Shanay, Stefanie, Suelem.

~ por laiazevedo em maio 26, 2009.

2 Respostas to “Multiple Intelligences (13/05)”

  1. =]

  2. yee😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: